Arqueólogos descobrem em Israel altares e outros objetos que batem com descrições bíblicas do tempo do famoso monarca
Um arqueólogo israelense alega ter descoberto artefatos que datam dos tempos do rei Davi (cerca de 40 anos antes da construção doTemplo de Salomão), cujos detalhes vão ao encontro dos descritos na Bíblia.
Após extensos trabalhos de escavação em Khirbet Qeiyafa, antiga cidade murada ao lado do Vale do Elá, a 30 quilômetros a sudoeste de Jerusalém, os objetos foram encontrados pela equipe do professor Yosef Garfinkel (foto), da Universidade Hebraica de Jerusalém.
“É a primeira vez que arqueólogos descobrem em Judá uma cidade fortificada dos tempos de Davi”, diz Garfinkel. “Mesmo no território de Jerusalém não temos uma cidade do tipo que claramente date daquele período. Dessa forma, várias alegações que negam o que a Bíblia conta sobre Davi e sobre ele não passar de um personagem mitológico, ou que foi apenas o líder de uma pequena tribo, estão erradas.”
Entre os achados de Khirbet Qeiyafa (foto abaixo) estão cerâmicas, ferramentas de metal e pedra, obras de arte e três cômodos utilizados como santuários, com altares. Também foram encontrados nos santuários pequenos altares portáteis.
Os objetos revelam, entre outras coisas, que os ambientes eram utilizados por monoteístas (que adoravam a um único deus) e iconoclastas (não admitiam adoração a esculturas de humanos e animais).
“Ao longo dos anos de pesquisa na localidade, milhares de ossos de animais foram encontrados, como os de ovelhas, cabras e bois, mas nunca de porcos. E agora encontramos essas salas cheias de objetos usados para o culto, mas sem nem mesmo uma escultura de figura humana ou de animal. Isso sugere que a população local respeitava duas proibições bíblicas: nada de comer porco e nada de ídolos, o que os diferia dos vizinhos cananitas e filisteus”, alega o arqueólogo.
Nos cômodos foram encontrados desenhos e inscrições que, conforme os exploradores, podem esclarecer o significado de algumas palavras da Bíblia que perderam seu verdadeiro sentido ao longo do tempo. Segundo a equipe de Garfinkel, em 1 Reis 7:1-6, por exemplo, onde há a descrição do palácio de Salomão, a palavra “slaot” foi traduzida como “coluna” (dependendo da versão de Bíblia), mas agora eles entendem que pode ser traduzida como “tríglifo” (nome dado a um elemento de acabamento em relevo em vigas, também comuns aos templos gregos antigos, marcado em vermelho na figura ao lado). “Sequfim”, por sua vez, que antes dava a ideia de nove janelas, agora poderia significar “porta de correr tripla”. Esses detalhes arquitetônicos são comuns em construções que diziam respeito à divindade ou à realeza, e também estão presentes na descrição do Templo de Salomão.
“Pela primeira vez na história, temos objetos autênticos da época de Davi que podem estar relacionados a monumentos descritos na Bíblia”, está escrito em um press-release distribuído pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel.
Desde 2007, arqueólogos de vários países têm escavado em Khirbet Qeiyafa durante o verão, sob a supervisão de Garfinkel e de Saar ganor, da Autoridade de Antiguidades de Israel.
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